top of page

ÁREA RESTRITA

Nas palavras de Foucault, ao contrário das utopias — lugares sem lugar real, onde tudo parece perfeito — as heterotopias são lugares separados da sociedade que conseguem sobrepor, num só espaço, vários espaços, relacionando lugares que por si só seriam incompatíveis.

 

ÁREA RESTRITA desenvolve-se em volta do aeroporto Francisco Sá Carneiro, imediatamente do lado de fora da rede que delimita toda a área. Não acessível como um espaço público, a entrada neste lugar envolve uma série de rituais que vão para além das medidas de segurança: implica, acima de tudo, a entrada num espaço-tempo em que impera a mobilidade. Local de transição, em que não importa onde nos encontramos exatamente, desde que nos continuemos a movimentar, estabelecendo múltiplas camadas de relações entre espaços. Ainda que a realidade do exterior se contraponha e se procure adaptar, a um ritmo lento, a rede impõe-se, relembrando constantemente estes procedimentos que nos impedem de entrar.

Este livro integrou a exposição "As Fotografias e o resto #5", em janeiro de 2020, acompanhado por 3 impressões 45 x 30cm.

Livro 20,5 x 24,5cm

Impressão a laser sobre Munken Pure 120g

 3 impressões 45 x 30cm

2020

bottom of page